Últimas Notícias

Bacia Taquari-Antas terá novos estudos e projetos anti-enchentes a partir de 2026

 

Iniciativas incluem diagnóstico completo, projetos de engenharia e ações ambientais para reduzir impactos das enchentes históricas

O governo do Rio Grande do Sul detalhou os próximos passos do Plano de Proteção Contra Cheias, com atenção especial à Bacia Taquari-Antas, uma das regiões mais devastadas pelos eventos extremos de 2023 e 2024. A partir de março de 2026, começam os estudos e projetos que embasarão futuras obras de mitigação, incluindo diagnósticos ambientais, anteprojetos de engenharia e definição das intervenções estruturais prioritárias.

A etapa inicial prevê a elaboração de Estudos Preliminares, Anteprojeto de Engenharia, EIA/RIMA e Projetos Básicos e Executivos, abrangendo soluções para minimizar o impacto das cheias nos municípios ao longo da bacia.

Outras regiões também recebem atualizações

Embora a Bacia Taquari-Antas concentre parte central das ações futuras, outras áreas seguem em diferentes estágios de preparação ou atualização de projetos:

Delta do Jacuí — Eldorado do Sul
Estão previstas casas de bombas, canais de macrodrenagem, drenos coletores e um dique de 8,6 km. Os anteprojetos estão sendo revisados e devem ser entregues em fevereiro de 2026, habilitando o início do processo licitatório.

Sub-bacia do Arroio Feijó — Alvorada e Porto Alegre
A proposta inclui diques acima da cota 7,7 m, polders, novas pontes, estradas e sistemas de drenagem. O período de envio de propostas técnicas encerrou em 2 de dezembro, e a análise está em andamento.

Bacia do Rio Gravataí
Prevê reconstrução de diques em Porto Alegre, novo dique em Cachoeirinha e novas estruturas em Gravataí, além de mini-barramentos para recuperação de áreas de banhado. O Anteprojeto de Engenharia já foi concluído e será atualizado em 2026, enquanto os estudos ambientais seguem em curso.

Bacia do Rio dos Sinos
O plano contempla uma extensa rede de proteção com diques no Baixo, Médio e Alto Sinos — em cidades como Canoas, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Campo Bom, Igrejinha e Rolante. Assim como no Gravataí, o anteprojeto está finalizado e passa por atualização em 2026.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário