Últimas Notícias

Bolsonaro e aliados terão que pagar R$ 30 milhões por danos do 8 de Janeiro


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira, 11, que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete condenados deverão arcar solidariamente com R$ 30 milhões em indenizações pelos prejuízos causados durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O valor se refere à destruição provocada nas sedes dos Três Poderes — Supremo, Congresso Nacional e Palácio do Planalto — durante a invasão e depredação realizadas por manifestantes extremistas. O pagamento, no entanto, só será executado após o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos.

A decisão está vinculada à condenação dos réus por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Bolsonaro recebeu pena superior a 27 anos de prisão, ainda passível de contestação em instâncias superiores.

Essa foi a primeira vez que a Suprema Corte determinou uma reparação financeira coletiva a um ex-presidente da República por atos contra as instituições democráticas.

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil / Reprodução

Nenhum comentário