Banco Central lança ferramenta para bloquear abertura de contas e reforçar proteção contra fraudes
Novo sistema BC Protege+ permite que qualquer cidadão impeça que instituições financeiras abram contas em seu nome
Entrou em operação na segunda-feira, 1º de dezembro, uma nova estratégia do Banco Central (BC) para reforçar a segurança dos usuários do sistema financeiro. Chamada BC Protege+, a ferramenta permite que qualquer pessoa bloqueie a abertura de contas bancárias em seu nome, medida que mira diretamente a prevenção de fraudes com documentos falsos.
A ativação é simples e totalmente gratuita. Basta acessar o site do BC, entrar no ambiente Meu BC com login e senha do gov.br, e habilitar o serviço. Com o bloqueio ativo, bancos ficam impedidos de abrir contas-corrente ou poupança vinculadas ao CPF do cidadão. A única exceção é a conta salário, que segue regras próprias. O usuário pode desativar a restrição a qualquer momento, caso deseje abrir uma nova conta de forma legítima.
De acordo com a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Correa, o mecanismo também dificulta fraudes mais sofisticadas, como a inclusão indevida de uma pessoa como titular em contas de terceiros. “É um serviço para o cidadão e que fortalece a integridade de todo o sistema financeiro”, afirmou.
A procura foi imediata: cerca de 7,8 mil pessoas ativaram o BC Protege+ apenas nas primeiras horas de funcionamento, o sistema entrou no ar às 10h.
Com o BC Protege+, o país dá mais um passo em direção a um ambiente financeiro mais seguro, transparente e orientado à proteção do consumidor.
Foto: Agência Brasil / Reprodução

Nenhum comentário