Mais de 600 mil metros cúbicos de sedimentos já foram removidos no Vale do Taquari
O Vale do Taquari começa a sentir os efeitos das ações do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS). Desde a implantação da iniciativa, em 2024, já foram retirados 623 mil metros cúbicos de sedimentos de rios e arroios da região, uma das mais atingidas pelas enchentes de 2023 e 2024.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), responsável pelo programa, 32 municípios do Vale foram contemplados. Em 21 deles, os trabalhos já estão em andamento ou concluídos. Em todo o Estado, o volume retirado ultrapassa 2,5 milhões de metros cúbicos.
O secretário Marcelo Caumo ressalta que a retirada de areia e detritos ajuda a reduzir riscos de novos alagamentos e traz sensação de segurança à população. “As comunidades percebem rapidamente os benefícios. A limpeza dos cursos d’água representa uma resposta concreta para quem conviveu com as cheias recentes”, afirmou.
Criado no segundo semestre de 2024 pelo governo do Estado, o Desassorear RS se tornou o primeiro programa sistemático voltado à limpeza de rios, arroios e córregos em diferentes municípios gaúchos. Na fase inicial, 154 cidades foram atendidas. Em agosto deste ano, mais 67 ingressaram na iniciativa, que conta com investimento de R$ 305 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Foto: Ascom Prefeitura de Roca Sales / Reprodução

Nenhum comentário