RS dá início à Operação Verão 2025/2026 com reforço de 930 guarda-vidas nas praias e balneários
Ação amplia segurança no Litoral Norte, Sul e águas internas; temporada começa com novos equipamentos e profissionais capacitados
A partir desta segunda-feira, 1º de dezembro, quem chega às praias gaúchas, do Litoral Norte ao Sul, além dos balneários de água doce, passa a contar com a atuação reforçada dos guarda-vidas. A Operação Verão Total 2025/2026 mobiliza 930 profissionais entre civis, bombeiros e policiais militares para garantir mais segurança durante o período que tradicionalmente atrai milhares de veranistas.
O início da operação coincide com o aumento do fluxo de visitantes após o fim do ano letivo e a aproximação das festas de fim de ano, cenário que exige atenção redobrada de equipes de salvamento.
Mobilidade ampliada e efetivo reforçado
Nesta temporada, todas as praias do Litoral Norte e quatro pontos do Cassino e de São José do Norte receberão apoio de motos aquáticas e quadriciclos, permitindo resposta mais rápida e vigilância constante sobre áreas de risco.
O efetivo ganhou o reforço de 72 novos guarda-vidas civis temporários, formados na semana passada, após treinamento que incluiu atendimento pré-hospitalar, técnicas de resgate, prevenção ao afogamento e condicionamento físico específico. Outros 216 profissionais que já atuaram em anos anteriores foram recertificados. Bombeiros e policiais militares também receberam treinamento para integrar a operação.
Estratégia baseada em risco e histórico de ocorrências
A distribuição das equipes foi definida a partir de critérios como fluxo de banhistas, densidade populacional, características geográficas e registros de salvamentos. Locais como mar aberto, desembocaduras, canais e barras receberão atenção especial.
Na temporada passada, foram 904 salvamentos registrados, 769 no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 76 em águas internas, números que reforçam a importância das ações preventivas.
Orientações essenciais para evitar acidentes
Os guarda-vidas reforçam que a segurança depende tanto da atuação das equipes quanto do comportamento dos banhistas. Entre as recomendações principais estão:
A Operação Verão Total segue até março, com atuação diária das equipes e monitoramento constante para reduzir riscos e garantir uma temporada mais segura aos gaúchos e turistas.
Foto: SSP / Reprodução

Nenhum comentário