Últimas Notícias

Rio Grande do Sul registra 17 mortes por afogamento em dezembro, aponta levantamento


Cinco óbitos ocorreram após o início da Operação Verão, todos em locais ou horários sem a presença de guarda-vidas, segundo o Corpo de Bombeiros

O Rio Grande do Sul contabilizou pelo menos 17 mortes por afogamento desde o início de dezembro, segundo levantamento realizado a partir de dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros e apuração jornalística. Do total de casos, cinco ocorreram após o início da Operação Verão, que começou no sábado, dia 20, período em que há reforço nas ações de prevenção e salvamento em áreas de lazer aquático.

Conforme informações das autoridades, todas as mortes registradas durante a Operação Verão aconteceram em locais ou horários sem a presença de guarda-vidas. Entre esses casos mais recentes, três ocorreram em ambientes de água doce, como rios e lagos, e dois no litoral, em água salgada.

Antes do início da operação, já haviam sido confirmados 12 óbitos por afogamento em apenas 20 dias no Estado. Com a atualização dos dados, o número de vítimas subiu para 17 entre os dias 1º e 25 de dezembro, evidenciando o aumento de ocorrências no período de maior procura por locais de banho, impulsionado pelas altas temperaturas e pelas férias escolares.

O levantamento considera exclusivamente situações relacionadas a atividades de lazer. Por esse motivo, não entra na estatística o caso da técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que morreu após cair no Rio Jacuí durante o trabalho, em 16 de dezembro.

Diante do cenário, o Corpo de Bombeiros voltou a alertar a população sobre a importância de frequentar apenas áreas próprias para banho e que contem com monitoramento de guarda-vidas. A corporação também orienta que banhistas evitem rios, lagos e o mar fora dos horários e pontos sinalizados, como forma de reduzir o risco de novos acidentes.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário