Instabilidade marca a terça-feira no RS com chuva irregular e risco isolado de granizo
Sistema de baixa pressão no oceano provoca variações de nuvens, chuva dispersa e calor em grande parte do estado
A terça-feira, 2 de dezembro, será marcada por um cenário típico de transição no Rio Grande do Sul: sol, nuvens, chuva irregular e calor dividem espaço ao longo do dia. A instabilidade ocorre por causa da formação de um centro de baixa pressão no Oceano Atlântico, a leste do Uruguai, que avança pelo mar em direção à costa gaúcha, sem ganhar grande intensidade, mas suficiente para bagunçar o tempo no estado.
Pela manhã, o sol ainda aparece entre nuvens em várias regiões. No entanto, conforme o sistema avança, a nebulosidade aumenta e favorece pancadas de chuva em diferentes pontos do território gaúcho. As precipitações devem ocorrer de forma bastante irregular, atingindo algumas cidades e passando longe de outras. Os modelos meteorológicos, inclusive, divergem sobre a chance de chuva na região de Porto Alegre.
A tendência aponta para instabilidade mais concentrada na Metade Norte, com possibilidade de chuva isolada também na Metade Sul. Em áreas como a Serra Gaúcha e outros pontos do Norte, pode haver episódios localizados de chuva forte e até registro isolado de granizo.
Apesar das mudanças no tempo, a temperatura segue elevada. Durante a tarde, os termômetros devem ficar próximos ou acima dos 30°C na maioria das cidades, especialmente no Oeste, Centro, Noroeste, Vales e possivelmente na Grande Porto Alegre.
Foto: Iara Puntel / Reprodução

Nenhum comentário