Últimas Notícias

MAPA suspende lotes de vacina veterinária após mortes de animais no Piauí


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a suspensão imediata dos lotes 016/24 e 018/24 da vacina Excell 10, fabricada pela Dechra Brasil, depois da morte de mais de 100 animais no Piauí. Os óbitos, registrados em bovinos, ovinos e caprinos, ocorreram poucas horas após a aplicação do imunizante, utilizado na prevenção da clostridiose.

De acordo com o Mapa, as ocorrências foram identificadas em propriedades rurais de Simões e Curral Novo, no interior do estado. O município de Simões informou que 11 propriedades foram afetadas desde julho. Há ainda relatos de situações semelhantes em Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão, enquanto no Rio Grande do Sul surgiram suspeitas não confirmadas.

O laboratório Dechra informou, em nota, que está colaborando com as autoridades e reforçou que suspendeu a distribuição dos lotes citados. Segundo a empresa, foram relatadas reações adversas como febre transitória, apatia e inchaço no local da aplicação, principalmente em caprinos e ovinos.

Amostras dos animais mortos foram encaminhadas para análise na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os laudos devem ser concluídos em até 30 dias.

O Mapa orienta produtores, médicos veterinários e revendedores a interromper imediatamente o uso das vacinas dos lotes afetados e a comunicar eventuais casos suspeitos por meio do sistema FalaBR (falabr.cgu.gov.br). O órgão reforçou que não há registros de problemas em outros lotes do mesmo produto.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário