Sul do Brasil terá poucos episódios de chuva nos próximos dias
A previsão para os próximos dias na Região Sul indica tempo predominantemente seco, com instabilidades localizadas especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo análises meteorológicas, uma frente fria de fraca intensidade poderá provocar chuvas pontuais entre os dias 17 e 18 de julho, mas o tempo firme deve predominar na maior parte do período.
O frio tem sido uma das principais marcas deste início de inverno no Rio Grande do Sul. Entre os dias 23 de junho e 11 de julho, 17 dos 19 dias registraram temperaturas mínimas abaixo de zero em diversas regiões do estado, um dado considerado expressivo e pouco comum. Segundo especialistas, é improvável que esse padrão tão prolongado de frio volte a se repetir ainda neste inverno, já que os episódios mais intensos de temperaturas negativas em agosto tendem a ser de curta duração.
As menores marcas térmicas têm sido registradas em estações meteorológicas localizadas em fundos de vales e áreas de baixada, onde as condições atmosféricas favorecem um forte resfriamento noturno. Entre os fatores que contribuem para esse cenário estão o céu limpo, a baixa umidade em altitude e a ausência de vento.
O inverno de 2025 também está sendo caracterizado por uma condição de neutralidade climática, ou seja, sem a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. Esse cenário, que se estabeleceu com o fim de um breve episódio de La Niña no final do verão, tende a continuar nos próximos meses.
A MetSul Meteorologia destaca que neutralidade não significa necessariamente estabilidade climática. Pelo contrário: em anos neutros, é comum a ocorrência de comportamentos variados tanto na chuva quanto na temperatura, com alternância de padrões típicos de El Niño e La Niña.
As projeções para os próximos três meses apontam para a manutenção dessa condição neutra, com variações pontuais nas temperaturas e precipitações, mas sem grandes anomalias.
Foto: Iara Puntel / Reprodução

Nenhum comentário