Encantado prepara tributo a famílias de imigrantes italianos no encerramento da Settimana Italiana
No domingo, 3 de agosto, Encantado irá prestar uma homenagem especial às famílias que protagonizaram os primeiros capítulos da colonização italiana na região. A iniciativa faz parte da programação da Settimana Italiana, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
A solenidade está marcada para as 17h30min, na Igreja Matriz São Pedro, e reunirá descendentes e moradores em um momento de valorização da memória e das raízes culturais. Ao todo, 46 sobrenomes que se estabeleceram no município até o final do século XIX serão lembrados. Além disso, outras quatro famílias, que chegaram entre os anos de 1949 e 1954, também serão reconhecidas.
A seleção dos sobrenomes foi feita a partir de fontes históricas confiáveis, como os livros “Encantado, sua história, sua gente” e “100 anos de história - Paróquia São Pedro”, ambos de autoria de Genuíno Ferri.
Os imigrantes italianos tiveram papel fundamental na organização das primeiras comunidades, na abertura das lavouras, na construção das igrejas e escolas, além da transmissão de tradições culturais que seguem vivas até hoje – da culinária às festas populares, da religiosidade à música.
Sobrenomes que serão homenageados
Até o fim do século XIX: Barzotto, Bergamaschi, Berté, Bertozzi, Bigliardi, Bonfanti, Borghetti, Bratti, Buffon, Castoldi, Dal Monte, Dal Pasquale, Dalla Costa, Dalla Vécchia, De Bortoli, De Conto, De Marco, De Nez, Ferri, Fontana, Frigeri, Fumagalli, Gianesini, Giordani, Loppi, Lorenzi, Lucca, Luzzi, Maiolli, Marini, Mottin, Nardini, Pasini, Peretti, Pierotto, Pretto, Radaelli, Rossetto, Sana, Sangalli, Sartori, Scartezzini, Secchi, Toldo e Zuchetti.
Entre 1949 e 1954: Tórmena, Murer, Roco e Seppi.Foto: Reprodução

Nenhum comentário