Decisão do Conselho Gestor garante R$ 358 milhões para Ponte dos Vales
O Conselho Gestor do Plano Rio Grande deu aval, na terça-feira, 23, para a construção da Ponte dos Vales, que ligará os municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul. A decisão foi tomada em reunião com o governador Eduardo Leite, em Porto Alegre, menos de uma semana após o anúncio oficial da obra durante evento na Univates, em Lajeado.
Com a aprovação, o governo estadual está autorizado a investir R$ 358 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) na nova travessia sobre o Rio Taquari. A estrutura conectará a ERS-130, no bairro Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, à ERS-129 (Transantarita), pelo bairro Chacrinha, em Estrela.
Estrutura planejada
A ponte terá 1.260 metros de extensão e contará com obras de elevação viária nos dois acessos, totalizando 3.120 metros de infraestrutura. A cota de altura sobre o Rio Taquari será de 35,6 metros — dois metros acima do nível registrado na enchente de maio de 2024.
O projeto prevê ainda a criação de um anel viário regional, medida que busca melhorar a mobilidade urbana, facilitar a logística e reduzir o tráfego pesado nas áreas centrais de Estrela, Cruzeiro do Sul e também na BR-386. A obra foi pensada para resistir a eventos climáticos extremos e manter a circulação de veículos pesados em situações emergenciais.
Próximos passos
A execução da obra depende agora da finalização do projeto executivo e da abertura de licitação para contratação da empresa responsável. Para garantir o uso dos recursos do Funrigs, o edital deverá ser publicado até dezembro deste ano. O cronograma prevê que a ponte esteja concluída até maio de 2027.
Imagem: Governo do RS / Reprodução

Nenhum comentário