Aprovação de Lula sobe e desaprovação cai, aponta pesquisa Quaest
Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20, mostra que a desaprovação do governo Lula caiu dois pontos percentuais, passando para 51%, enquanto a aprovação subiu três pontos, alcançando 46%. Três por cento dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A diferença entre aprovação e desaprovação é a menor registrada desde janeiro, quando o governo apresentava empate técnico com 49% de desaprovação e 47% de aprovação. O maior distanciamento ocorreu em maio, quando a avaliação negativa era de 57%, contra 40% de aprovação, uma diferença de 17 pontos.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, foi encomendado pela Genial Investimentos e possui nível de confiança de 95%. Segundo os dados, o presidente voltou a ser mais bem avaliado entre cidadãos que recebem até dois salários mínimos, pessoas com ensino fundamental, católicos, idosos com 60 anos ou mais e moradores da região Nordeste, grupos que apresentavam empate técnico na pesquisa anterior. Entre os homens, a desaprovação ainda é maior que a aprovação, mas a diferença caiu de 20 pontos em maio para nove pontos.
A pesquisa também abordou a percepção sobre o chamado “tarifaço” anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros. Para 51% dos entrevistados, a medida teria sido motivada por interesses políticos do ex-presidente dos Estados Unidos. Outros 23% consideram que a decisão visou proteger interesses comerciais norte-americanos, enquanto 2% atribuíram o ato a razões pessoais de Trump. A mesma porcentagem mencionou outros motivos, e 22% não souberam ou não responderam.
Foto: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução
Nenhum comentário