Mais de 11 milhões de chaves Pix têm dados vazados por falha em sistema do Judiciário
Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais expostos em um incidente de segurança envolvendo o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud). A ocorrência foi comunicada na noite desta quarta-feira, 23, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que administra o sistema em parceria com o Banco Central (BC).
De acordo com o CNJ e o BC, foram acessados indevidamente os dados de 11.003.398 chaves Pix. As informações expostas incluem o nome da pessoa, a chave Pix, o nome do banco, o número da agência e da conta. O vazamento ocorreu nos dias 20 e 21 de julho e, segundo os órgãos, foi prontamente corrigido.
Apesar do volume elevado, o CNJ e o BC asseguraram que não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, saldos, movimentações financeiras ou outras informações protegidas por sigilo bancário. Os dados acessados são de natureza cadastral e não permitem movimentação de valores nem acesso a contas.
Ferramenta de consulta
Para que os cidadãos possam verificar se foram afetados, o CNJ anunciou que disponibilizará, em breve, uma ferramenta específica em seu site oficial: www.cnj.jus.br. O órgão alertou que esse será o único canal de comunicação com os possíveis afetados e que não enviará mensagens, e-mails, SMS ou realizará ligações telefônicas.
O Sisbajud é uma plataforma eletrônica utilizada pelo Poder Judiciário para solicitar informações financeiras e bloquear bens de devedores, substituindo o antigo BacenJud. A ferramenta integra o sistema bancário ao Judiciário para cumprimento de decisões judiciais.
Transparência
O Banco Central afirmou que iniciou uma apuração detalhada do caso. Embora o incidente não exija comunicação obrigatória, o BC optou por torná-lo público com base no princípio da transparência. A autarquia também promete divulgar mais informações em seu site, em uma página dedicada a reportar vazamentos e exposições de dados relacionadas ao Pix desde sua criação.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Nenhum comentário