Últimas Notícias

UFRGS divulga aprovados do Vestibular 2026; inscrições para matrícula começam em janeiro


Listão já está disponível no site da universidade, e candidatos devem enviar documentação pelo Portal do Candidato entre 2 e 8 de janeiro

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta segunda-feira, 22, o listão de aprovados do Vestibular 2026. Os candidatos classificados devem providenciar a documentação exigida para confirmação da vaga, conforme a modalidade de ingresso, por meio do Portal do Candidato, entre as 9h do dia 2 de janeiro e as 23h59 de 8 de janeiro de 2026.

O vestibular foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, com a participação de 19.461 candidatos, de um total de 22.743 inscritos. Foram oferecidas 4.058 vagas em 98 cursos de graduação. Além do vestibular, a UFRGS também destina 30% das vagas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

O listão apresenta a posição geral dos aprovados, enquanto o boletim de desempenho individual está disponível no portal. Os espelhos das redações podem ser conferidos até 26 de dezembro. Candidatos não convocados devem acompanhar os chamamentos para vagas remanescentes, que começam em 12 de janeiro. Não há necessidade de inscrição em lista de espera para o vestibular.

Documentação e matrícula

O processo de matrícula ocorre em duas etapas. Na primeira fase, os candidatos devem enviar arquivos digitalizados da documentação obrigatória pelo Portal do Candidato. Os arquivos devem ser legíveis, em boa qualidade, com tamanho máximo de 5 MB, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf.

Entre os documentos exigidos para todos os ingressantes estão:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio: documentos devem conter carga horária e disciplinas cursadas, assinados pela instituição. Para quem concluiu o ensino médio no exterior, é necessária a Declaração de Equivalência de Estudos.

  • Declaração Provisória de Conclusão do Ensino Médio, caso o candidato ainda não possua o certificado, válida até o envio do documento definitivo.

  • Documento de identificação com foto atualizado, como RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho (física) ou documentos de Conselhos Profissionais e Forças Armadas. Documentos digitais são aceitos somente se houver validação legal em todo o território nacional.

Foto: UFRGS / Divulgação

Nenhum comentário