Últimas Notícias

Maioria dos brasileiros aprova megaoperação no Rio, aponta pesquisa Quaest

 

Levantamento mostra que 67% da população apoiou a ação policial mais letal da história do estado, apesar das 121 mortes registradas

A maior parte dos brasileiros aprovou a megaoperação policial realizada no fim de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. É o que revela pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 12, indicando que 67% dos entrevistados avaliaram positivamente a ação das polícias Civil e Militar.

Outros 25% disseram desaprovar a operação, enquanto 4% afirmaram não ter opinião formada e 4% não souberam responder.

A ação, que terminou com 121 mortos, entre eles quatro policiais, entrou para a história como a mais letal já registrada no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, 97% dos brasileiros afirmaram ter tomado conhecimento do episódio — um dos mais comentados do ano.

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro em diferentes municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Quando questionados sobre a intensidade da ação policial, 67% consideraram que as forças de segurança não exageraram no uso da força, enquanto 29% apontaram excessos na conduta dos agentes.

Mesmo com a aprovação majoritária, o apoio a esse tipo de intervenção não é unânime. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados afirmaram que não gostariam que uma operação semelhante ocorresse em seu próprio estado, enquanto 42% declararam que sim, e 3% preferiram não responder.

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil / Reprodução

Nenhum comentário