Últimas Notícias

Filme O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026


A Academia Brasileira de Cinema anunciou, na segunda-feira, 15, que o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Protagonizado por Wagner Moura, o longa é ambientado em 1977, durante a ditadura militar. A trama acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que busca recomeçar a vida no Recife, mas acaba envolvido em um cenário de espionagem e paranoia.

Ainda inédito nos cinemas brasileiros, O Agente Secreto já conquistou reconhecimento internacional. Entre os prêmios recebidos estão Melhor Diretor, para Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Moura, no Festival de Cannes, um dos mais prestigiados eventos do cinema mundial.

A escolha, no entanto, não garante presença direta na lista de indicados ao Oscar. Cada país envia apenas um filme como representante, e cabe à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas selecionar os que de fato concorrerão ao prêmio. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março de 2026.

Além de O Agente Secreto, outros cinco filmes estavam na disputa para representar o Brasil: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

Neste ano, o Brasil conquistou pela primeira vez um Oscar, com o longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor na categoria Melhor Filme Internacional.

Foto: Victor Jucá / Divulgação

Nenhum comentário