Últimas Notícias

Rio Grande do Sul registra quarto dia seguido de temperaturas negativas e se prepara para nova massa de ar frio


O Rio Grande do Sul contabilizou hoje o quarto dia consecutivo com temperaturas abaixo de zero, consequĂȘncia da intensa massa de ar polar que avançou sobre o estado no final da semana passada. As menores marcas foram registradas em Pinheiro Machado e Herval, com -2,7ÂșC. Outras cidades gaĂșchas tambĂ©m registraram mĂ­nimas negativas nesta quarta-feira, 13.

Com os registros desta semana, o estado jĂĄ acumula 48 dias com temperatura abaixo de zero em 2025: trĂȘs em abril, seis em maio, 17 em junho, 16 em julho e seis em agosto.

Segundo meteorologistas, uma nova massa de ar frio ingressa no estado entre esta quarta e quinta-feira, 14. Diferentemente da incursão anterior, desta vez a massa de ar tem menor intensidade e trajetória marítima, avançando pela costa do Sul do Brasil. Em comparação, a massa anterior era de origem continental, mais intensa e responsåvel por neve no Sul e marcas negativas no Centro-Oeste e Sudeste.

Apesar da entrada do ar frio, a queda das temperaturas serĂĄ menos acentuada. A principal consequĂȘncia serĂĄ a manutenção das noites frias, enquanto as tardes devem ser menos rigorosas em relação ao Ășltimo final de semana. Novos registros negativos sĂŁo esperados especialmente em Pedras Altas e Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, e em SĂŁo JosĂ© dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.

As chances de geada estarĂŁo concentradas em ĂĄreas da fronteira com o Uruguai, na Campanha, Serra do Sudeste, Sul gaĂșcho, baixadas do Planalto MĂ©dio, Serra GaĂșcha e Campos de Cima da Serra entre quinta e sexta-feira, 15. No entanto, nĂŁo se projeta uma geada generalizada devido Ă  menor potĂȘncia da nova massa de ar frio.

Foto: Reprodução

Nenhum comentĂĄrio