Últimas Notícias

Polícia Federal prepara cela especial em Brasília para eventual prisão de Jair Bolsonaro


A Polícia Federal (PF) já dispõe de uma cela especial pronta para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine sua prisão em regime fechado. O espaço, instalado no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, foi adaptado para custódia individual e segue os moldes da estrutura que abrigou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba, entre 2018 e 2019.

O ambiente, que tem sido chamado internamente de “cela de Bolsonaro”, não se assemelha a um presídio comum: conta com cama, mesa de trabalho, televisão, cadeira e banheiro privativo. A estrutura foi preparada há mais de três meses e, segundo integrantes da PF, pode ser utilizada para outras autoridades, não sendo de uso exclusivo do ex-presidente.

Além da sede da PF, outras alternativas estão em avaliação, como a possibilidade de prisão em instalações militares, já que Bolsonaro é oficial da reserva do Exército, ou em batalhões da Polícia Militar do DF, modelo semelhante ao adotado quando o ex-ministro Anderson Torres foi detido.

A decisão sobre o local de eventual prisão depende do STF. A cela especial só foi montada após consulta da cúpula da PF e da Vara de Execuções Penais do DF, que buscavam assegurar uma estrutura adequada caso houvesse determinação judicial.

O tema ganha peso em meio à escalada de investigações contra Bolsonaro. Nesta quarta-feira (20), ele foi indiciado novamente pela Polícia Federal, acusado de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. O inquérito aponta que o ex-presidente e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atuaram em articulações para pressionar autoridades e influenciar órgãos internacionais na tentativa de frear o andamento judicial sobre o suposto plano de golpe de Estado.

Foto: Gustavo Moreno / STF / Reprodução

Nenhum comentário