Faustão passa por transplante de fígado e novo procedimento renal em São Paulo
Internado desde maio, o apresentador Fausto Silva, de 75 anos, passou por dois importantes procedimentos médicos nesta semana no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na quarta-feira, 6 de agosto, ele foi submetido a um transplante de fígado. No dia seguinte, quinta-feira, 7 de agosto, realizou um retransplante de rim, procedimento que já estava previsto há cerca de um ano.
Faustão deu entrada na unidade de saúde em 21 de maio, após ser diagnosticado com uma infecção bacteriana aguda acompanhada de sepse. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta, os transplantes ocorreram após a confirmação da compatibilidade dos órgãos pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Durante o período de internação, o apresentador passou por um rigoroso tratamento de controle infeccioso, além de cuidados específicos voltados à reabilitação clínica e nutricional.
Nos últimos anos, o estado de saúde de Fausto Silva tem exigido atenção constante. Em agosto de 2023, ele foi submetido a um transplante cardíaco, após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca. Na ocasião, seu caso foi considerado prioritário na lista de espera para o procedimento. Depois da cirurgia, o comunicador participou de campanhas públicas incentivando a doação de órgãos no país.
Pouco tempo depois, em fevereiro de 2024, Faustão passou por um transplante de rim, devido à piora de uma doença renal crônica. Apesar do sucesso inicial da operação, o corpo apresentou sinais de rejeição ao órgão. Para contornar a situação, o apresentador precisou seguir um tratamento intensivo de hemodiálise, com visitas regulares ao hospital.
Em entrevista ao programa Fantástico, em agosto de 2024, ele chegou a esclarecer rumores de internações constantes, explicando que fazia hemodiálise duas vezes por semana como parte do acompanhamento pós-transplante.
Em janeiro de 2025, Faustão voltou a ser internado para tratar uma infecção, mas recebeu alta após alguns dias. Desde então, tem evitado aparições públicas, mantendo-se afastado da televisão enquanto segue em recuperação.
Foto: Rede Globo / Reprodução

Nenhum comentário