Estudos para nova ponte entre Relvado e Encantado são concluídos e obra deve começar nos próximos meses
Foram concluídos no sábado, 26, os estudos necessários para a construção da nova ponte sobre o Arroio Jacaré, na ERS-433, entre os municípios de Relvado e Encantado. A estrutura atual está interditada desde a enchente de 2024, que comprometeu o pilar central. Desde então, a travessia tem sido realizada por meio de uma estiva emergencial construída pela Administração Municipal de Relvado.
A obra está orçada em R$ 7,5 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). A ordem de início dos trabalhos foi assinada no dia 18 de junho pela Secretaria de Logística e Transportes e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
De acordo com o engenheiro civil Dailson Horbach Rossner, da Construtora Sogel, empresa responsável pela execução, os trabalhos seguem o Regime de Contratação Integrada (RCI), em que o mesmo contrato contempla o projeto básico, executivo e a execução da obra. A primeira etapa incluiu estudos geotécnico e hidrológico, além de sondagens do solo. Com o levantamento finalizado e sob avaliação do Daer, a previsão é que a construção tenha início dentro de um prazo de até três meses, com conclusão estimada em sete meses após o começo das obras.
A nova ponte será construída no mesmo local da atual e contará com 67 metros de extensão por 12 de largura, com duas faixas de rodagem e passeios laterais. A capacidade de carga da estrutura passará de 24 para 45 toneladas, ampliando a segurança e eficiência do tráfego na região.
O prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti, ressalta o trabalho desenvolvido ao longo do último ano para viabilizar a reconstrução. “Foram inúmeras reuniões, audiências e contatos com o Daer e a Casa Civil para garantir atenção a essa demanda tão importante. A nova ponte é fundamental para a mobilidade da nossa população e representa a recuperação de uma ligação estratégica para o desenvolvimento de Relvado e Encantado.”
Foto: Reprodução
Nenhum comentário