Ieda Maria Vargas, primeira Miss Universo brasileira, morre aos 80 anos em Gramado
Morreu na segunda-feira, 22, em Gramado, na Serra Gaúcha, Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo. A ex-modelo tinha 80 anos e completaria 81 na próxima semana.
Ieda entrou para a história em 1963, aos 18 anos, ao vencer os concursos de Miss Brasil e Miss Universo, realizados em Miami Beach, nos Estados Unidos. Sua vitória projetou internacionalmente a imagem da mulher brasileira e consolidou seu lugar como referência de beleza natural, sem recorrer a intervenções estéticas ou treinamentos rigorosos, características comuns nos padrões atuais.
Viúva desde 2009, Ieda passou a residir em Gramado no mesmo ano e enfrentava sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido naquela época, que comprometeram sua fala e memória. Apesar das limitações, manteve uma rotina ativa, participando esporadicamente de eventos ligados à moda e aos concursos de beleza.
Recentemente, em janeiro de 2025, Ieda voltou a ser destaque ao acompanhar a coroação de Maria Gabriela Lacerda, vencedora do Miss Universe Brasil, realizado em Barueri, na Grande São Paulo. A jovem jornalista representará o país na próxima edição do Miss Universo.
Ao longo de sua trajetória, Ieda permaneceu associada à elegância e à representatividade feminina em um período emblemático para os concursos de beleza no Brasil. Após seu reinado, foi sucedida pela grega Corinna Tsopei, eleita Miss Universo em 1964.
Em entrevista, Ieda costumava destacar a autenticidade da beleza de sua época: “Não existia uma beleza construída. Quando as mulheres daquela época se apresentavam, mostravam sua essência verdadeira”, lembrava.
A família de Ieda divulgou nota lamentando a perda. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ieda Maria Vargas. Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade. Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração. Estamos confortados na certeza de que agora ela descansa em paz, envolta pelo amor de Deus.”
O velório será realizado nesta terça-feira, 23, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Fotos: Reprodução

Nenhum comentário