Estado antecipa 90% do 13º salário para servidores do Executivo
O governo do Rio Grande do Sul realiza nesta segunda-feira, 3 de novembro, o pagamento antecipado de 90% do 13º salário aos servidores vinculados ao Poder Executivo. O valor restante será depositado até 19 de dezembro, conforme calendário divulgado pelo Tesouro do Estado.
A medida, segundo o Piratini, reflete o equilíbrio fiscal conquistado após anos de ajustes e reformas estruturais nas contas públicas. O pagamento antecipado do benefício vem se consolidando desde 2021, quando o Estado iniciou a antecipação parcial do 13º salário, ainda em meio ao processo de recuperação financeira.
Naquele ano, metade do valor foi paga em novembro e o restante em dezembro. Em 2022, o governo antecipou a primeira parcela para outubro, e, no ano seguinte, 90% foram liberados já no início de novembro. Em 2024, mesmo com os impactos econômicos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Estado conseguiu antecipar parte do pagamento ainda em junho, medida adotada também como forma de estímulo à economia e de apoio aos servidores atingidos pela tragédia.
Foto: Agência Brasil / Repprodução

Nenhum comentário