Últimas Notícias

Maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro, aponta Datafolha


Uma pesquisa Datafolha divulgada no sábado, 13, indica que a maioria da população brasileira não apoia a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tramita no Congresso Nacional. Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados são contra a aprovação de um perdão que livraria Bolsonaro da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Já 39% apoiam a medida, enquanto 2% se dizem indiferentes e 4% não souberam responder.

O estudo ouviu 2.025 eleitores em 113 municípios do país nos dias 8 e 9 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Condenação e reação pública

A rejeição à anistia acontece em um contexto de forte repercussão da decisão judicial que condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o ex-presidente culpado por organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

O julgamento também reacendeu o debate sobre os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. De acordo com a pesquisa, 61% da população são contrários a qualquer tipo de perdão aos envolvidos, enquanto 33% apoiam a medida, 5% não sabem e 1% se declaram indiferentes.

Prisão e percepção sobre o futuro do ex-presidente

Metade dos brasileiros (50%) se declara favorável à prisão de Bolsonaro pela tentativa de golpe, enquanto 43% são contrários e 7% não têm opinião formada. Questionados sobre a possibilidade de o ex-presidente ser efetivamente preso, 50% acreditam que sim, 40% duvidam e 10% não souberam avaliar.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva em regime domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, devido ao descumprimento de medidas judiciais. A execução da pena de 27 anos ainda depende da análise de recursos apresentados ao STF.

Foto: Alan Santos / PR / Arquivo

Um comentário: