Petrobras anuncia queda de 14% no preço do gás natural para distribuidoras
A Petrobras informou que os preços de venda da molécula de gás terão uma redução média de cerca de 14% no próximo trimestre, em comparação com o período anterior. A mudança vale a partir da próxima sexta-feira, 1º de agosto, para os contratos firmados entre a companhia e as distribuidoras de gás.
Segundo a Petrobras, os contratos preveem atualizações trimestrais do preço da molécula, que são ajustadas conforme as variações do preço do petróleo Brent e da taxa de câmbio entre real e dólar. Para o trimestre que começa em agosto de 2025, o preço do petróleo Brent caiu 11% e o real se valorizou 3,2% em relação ao dólar, o que contribuiu para essa queda no preço.
A empresa destacou que as variações podem ser diferentes para cada distribuidora, dependendo dos produtos contratados. Além disso, por meio de mecanismos criados em 2024, como prêmios por desempenho e incentivos à demanda, é possível que a redução no preço da molécula seja ainda maior.
Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma queda de 32%. Com a aplicação total dos prêmios, essa redução acumulada pode ultrapassar 33%.
A Petrobras também ressaltou que o preço final do gás natural para o consumidor não depende apenas do valor da molécula, mas também considera o custo do transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimentos de cada distribuidora, as margens aplicadas por elas, os valores cobrados pelos postos revendedores (no caso do Gás Natural Veicular – GNV) e os tributos federais e estaduais.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário